CONTRIBUIÇÃO AO ENTENDIMENTO DOS PROCESSOS NATURAIS DE DISSOLUÇÃO DE ROCHAS CARBONÁTICAS NA BACIA SEDIMENTAR DE IRECÊ, BAHIA, NE DO BRASIL.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21715/GB2358-2812.202236002

Abstract

Este artigo apresenta os resultados das pesquisas engendradas da aplicação de modelos hidrogeoquímicos experimentais associados aos métodos estáticos, simulando os processos naturais de interação água/rocha. Os métodos buscam avaliar a evolução da água subterrânea em contato com rochas carbonáticas, mineralizadas em sulfatos e sulfetos e estimar a composição química do aquífero Salitre, pertencente à Bacia Sedimentar de Irecê. A oxidação dos sulfetos tende a aumentar a acidez das drenagens favorecendo a contaminação geogênica do aquífero. Para atingir os objetivos foram coletadas e analisadas rochas carbonáticas dos domínios da bacia sedimentar supracitada, mineralizadas em sulfatos e sulfetos, com teores variáveis. As amostras foram submetidas a processos de interação água/rocha, utilizando-se o método estáticos (pH e Equilíbrio Ácido-Base).

Os resultados encontrados indicam que as drenagens geradas pelas rochas carbonáticas são alcalinas, onde os valores de pH encontrados variaram de 7,38 a 8,93. Nos sítios onde as rochas concentram maior existem também grandes variações do valor do pH, de forte tendência para pH ácido.

Os resultados obtidos delineiam para estes terrenos cárticos, onde se constata a menor ou maior concentração de dolinas e cavernas estão diretamente relacionadas com a acidez e alcalinidade, reciprocamente, da água subterrânea circulante.

Downloads

Download data is not yet available.

Downloads

Published

2022-03-19

How to Cite

Cunha, M. P. da . ., Gonçalves, M. V. P. ., & Cruz, M. J. (2022). CONTRIBUIÇÃO AO ENTENDIMENTO DOS PROCESSOS NATURAIS DE DISSOLUÇÃO DE ROCHAS CARBONÁTICAS NA BACIA SEDIMENTAR DE IRECÊ, BAHIA, NE DO BRASIL. Geochimica Brasiliensis, 36, e–22002. https://doi.org/10.21715/GB2358-2812.202236002